terça-feira, 17 de abril de 2012

Uma rápida explicação do que significa PINHOLE





  1. Basicamente, uma pinhole é uma câmara escura com um furinho em um dos lados (feito com uma agulha) e com uma folha de papel fotográfico preso no outro. Ao se abrir o furinho a luz penetrará na câmara e fixará a imagem no papel fotográfico por meio de uma reação química entre a luz e a película existente no papel fotográfico.
    Em uma máquina convencional e mesmo nas modernas digitais, o papel da lente é focalizar o objeto e dar nitidez à imagem fotografada. O diafragma e a velocidade do disparador controlam a quantidade de luz que entra na máquina. As máquinas automáticas fazem todo esse ajuste.

    No caso da pinhole é o furinho que faz esse papel e por isso ele deve ser o menor possível. Isso é importante, pois a quantidade de luz é regulada pelo diâmetro do furinho e pelo tempo que o mesmo permanece aberto ao se fotografar. Como esse diâmetro é constante, o tempo de exposição é enorme em comparação com as máquinas convencionais, variando de 10s segundos a minutos, dependendo da quantidade de luz ambiente no momento da foto.
    Fonte:
    http://www.aurelionespoli.com.br/page1001.aspx


    No dia 21 de Março de 2012, tivemos nossa primeira experiênccia com essa arte que para muitos é uma bobagem. pensava assim também até conhecer realmente o seu significado. e posso dizer que tive que rever meue conceitos sobre isso.
    Minha 1ª aula de Pinhole teve como "modelos", garrafas coloridas. valia de tudo. de garrafa pet com suco colorido, até garrafas de bebidas de verdade. sempre lembrando que as fotos que são feitas, são em preto e branco. as cores são apenas para dar tonalidades diferentes.
    Aula muito produtiva.
    E antes que perguntem: Não, não bebemos as modelos!!

    Acima, nossos modelos e o resultado final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário