terça-feira, 17 de abril de 2012

Ampliação de Fotografias

No processo de revelação preto e branco, digamos que todo o trabalho é feito manualmente.
Sabe aqueles filmes em que aparece um cara em uma sala escura com uma luz vermelha? ai se coloca o papel em uma recipiente com um produto químico e vai aparecendo a imagem? é quase isso. na verdade, nos filmes aparece apenas a última parte desse processo fantástico.
Vou detalhar o passo a passo desse processo de revelação fotográfica.

Em primeiro lugar, temos o auxílio de um Ampliador. ali que começa tudo. pois vamos ajustar o diafragma da lente (abertura) para podermos captar a imagem exposta sobre uma bancada. mas já chego a essa parte.
Regulamos o diagrama basicamente em 8 para ficar padrão a todos os alunos. Após isso, regulamos o nosso temporizador. onde vamos regular o tempo em que a luz do ampliador ficará acesa para fixar a imagem.
Mas fixar a imagem onde?
Já regulamos o diafragma em 8, já colocamos nosso temporizador em, digamos, 15 segundos, já temos o nosso material sobre a bancada...mas como vamos fotografar esse tal "material"? que material é esse?
O material pode ser qualquer coisa. objetos sólidos ou translúcidos.
Agora vamos ao principal, o "PAPEL FOTOGRÁFICO". Pois sem ele, nada disso seria possível.
Antes de usar o papel fotográfico, é importante saber qual o lado que será usado. pois esse papel não pode ser usado dos 2 lados. e mais um pequeno detalhe, como todo o processo é com a tal "luzinha vermelha", é nela que vai se saber qual o lado do papel. ou no escuro mesmo. mas ai vai da sensibilidade de cada um para saber qual o lado da emulsão e qual as costas do papel. eu não tenho essa dificuldade pois trabalho com isso a muito tempo e...bom, não vou falar de mim, vamos voltar ao processo.
Antes de colocar o papel sobre a bancada, regulamos onde a luz do ampliador irá atingir. regulamos a sua altura e a luz tem que passa de "1dedo" de cada lado do papel. após fazer isso, colocamos o papel sobre a bancada com o seu material encima. escolha uma posição para cada material ou coloque aleatoriamente, tanto faz. é de sua preferência. após isso, dispare seu temporizador e espere. após a luz apagar, retire todo o material de cima e pegue o papel para o próximo passo: fazer a imagem aparecer. MAS COMO SE FAZ ISSO?
Vamos lá para o segundo e mais importante passo. OS QUÍMICOS!!

Acima de outra bancada, encontramos 3 bandejas com os seguintes químicos:
REVELADOR, INTERRUPTOR e FIXADOR.
Vamos dar alguns banhos no nosso papel fotográfico?

1º Banho: REVELADOR DEKTOL (1:2)
Tempo: 1 minuto, agitando a bandeja de forma uniforme sem parar;

2º Banho: INTERRUPTOR

Tempo: 1 minuto, agitando a bandeja de forma uniforme sem parar;


3º Banho: FIXADOR
Tempo: 10 minutos, agitando a bandeja de forma uniforme sem parar;

4º Banho: ÁGUA CORRENTE
Tempo: 10 minutos. apenas deixe de molho por esse tempo.

Estes tempos são considerados se os químicos forem novos. se já forem usados, varia o tempo de cada banho.

Após esse banho demorado, já estamos vendo a nossa foto pronta. mas precisa secar, não vamos sair com a foto pingando pelo chão do laboratório. passamos nossas fotos pela secadora e pronto. temos nossa foto em preto e branco prontinha p/sair mostrando para os outros e dizendo; EU QUE FIZ!
Viram como isso tudo não é mostrado nos filmes?

Aqui vão algumas das minhas fotos feitas em aula. algumas com materiais sólidos, translúcidos e orgânicos nas primeiras aulas de laboratório preto em branco com seus respectivos tempos de exposição.Fotografado no laboratório fotográfico do MPA do prédio 11 da Ulbra no final de fevereiro de 2012. azar, eu gostei!





Nenhum comentário:

Postar um comentário